terça-feira, 13 de abril de 2010

AGENDA 21

Conferência capacita professores para implantação da Agenda 21 Escolar

Teve início nesta terça-feira (6), em foz do Iguaçu, a realização da Conferência de Meio Ambiente na Escola. Um evento realizado pela Secretaria da Educação (Seed) para capacitar professores que estão implantando a Agenda 21 nas escolas. Neste primeiro momento 120 professores dos Núcleos Regionais de Educação de Assis Chateubriand, Cascavel, Foz de Iguaçu e Toledo serão instruídos. O evento, que vai até quinta-feira (8), ainda conta com a participação de estudantes e representantes da Copel, Sanepar, Emater e Instituto Ambiental do Paraná (Iap).


“O que buscamos é que a escola incorpore no seu Projeto Político Pedagógico, no seu planejamento, nos planos de aulas dos professores, dos conteúdos trabalhados com o os alunos, de forma interdisciplinar os conceitos da Agenda 21 Escolar”, comenta João Augusto Reque, técnico-pedagógico da equipe de educação ambiental da Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos (Cdec) vinculada à Diretoria de Políticas e Programas Educacionais (Dppe).


O técnico-pedagógico ainda lembrou que a escola deve problematizar o cotidiano da escola, buscando uma interferência junto com a participação da comunidade na solução dos problemas ambientais.


Desde 2004 a Secretaria da Educação vem trabalhando a questão da Agenda 21 Escolar, “agora vem desenvolvendo junto ao PGAIM o conceito de microbacia, a escola inserida dentro de uma microbacia e o impacto que ela causa no meio ambiente”, lembrou João Reque.


O Programa de Gestão Ambiental Integrada por Microbacias (PGAIM) tem por objetivo integrar políticas públicas em áreas selecionadas com a finalidade de potencializar as ações em relação ao uso, manejo e conservação do solo, água e florestas. O programa é resultado de uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), entre outras instituições.“Juntos com as instituições de parceria nós desenvolvemos cartas e mapas específicos de cada escola a escola fazendo um diagnóstico para a escola visualizar a sua área de autuação”.


Para aliar a teoria com a prática, na quarta-feira (7), os participantes realizarão um trabalho de campo no Colégio Estadual Dr Arnaldo Busatto, em Foz do Iguaçu. Outros dois pólos de formação serão realizados neste mês de abril para professores que realizarão as ações de construção da Agenda 21 Escolar, em Curitiba e em Maringá.


Agenda 21 Escolar – a implementação na educação básica da agenda Escolar 21 é uma das ações da Seed para orientar as discussões sobre os temas voltados ao meio ambiente, baseadas no conceito de sustentabilidade. O trabalho da Agenda é problematizado a partir de diagnósticos que consideram a estrutura e o cotidiano da escola. Deve ter também um caráter interdisciplinar, relacionado com os conteúdos escolares, de acordo com as diretrizes da educação básica do Paraná.


O planejamento da Agenda 21 Escolar deve ser implantado por meio da realização de cinco etapas: mobilização, criação de um fórum permanente de discussões, diagnóstico da escola, definição de um plano de ação e avaliação.


A Agenda 21 é um dos documentos da Rio-92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano), uma referência às preocupações voltadas ao desenvolvimento dos países sem prejuízos ambientais e com justiça social a partir do século 21. O Brasil foi um dos 179 países que assinaram o documento. O programa recomenda às nações que promovam uma consciência ambiental e ética, valores e atitudes, técnicas e comportamentos de acordo com o desenvolvimento sustentável.