quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CAPACITAÇÃO SOBRE A PREVENÇAO DA INFLUENZA A (H1N1)

No dia 05/08/2009, em reunião com os diretores das escolas estaduais e a diretora do Departamento Municipal de Educação do município de Contenda, o Documentador e diretor deste estabelecimento de ensino, Sr. João Francisco Cordeiro, reafirmou junto aos presentes o repasse do NRE- AMSUL, ocorrido no dia 04/08/2009. Além de retomar as informações, conscientizou a todos sobre os procedimentos a serem realizados dentro das escolas quanto às questões: conscientização dos recursos humanos, higienização do ambiente, disponibilização de materiais necessários à prevenção (álcool gel, sabonete, toalhas e copos descartáveis). Neste momento foram também organizados os materiais de trabalho para a capacitação (vídeos) e as convocações a funcionários e professores para os repasses previstos para os dias 06 e 07 de agosto, em grupos de dez participantes, em todos os turnos de funcionamento do estabelecimento. As convocações foram feitas via telefone, sendo esta a primeira etapa do trabalho.

As reuniões ocorreram nos dias: 06/08 (manhã, tarde e noite) e 07/08 (manhã e tarde). Participaram destas reuniões professores, funcionários, membros da APMF, representantes do Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, comunidade em geral.

O diretor, João Francisco Cordeiro, e a diretora - auxiliar, Rosilane Pavlik, realizaram os repasses conscientizando e enfatizando a necessidade de cada um realizar os procedimentos corretamente, evitando a disseminação do vírus H1N1.

Os primeiros grupos contaram com a participação de funcionários, aos quais foi exposto inicialmente o assunto conscientizando-os e solicitando-lhes a completa higienização do estabelecimento bem como a manutenção desse procedimento. Foram orientadas e readequadas as suas atividades, ressaltando a necessidade de adoção de novas atitudes, inclusive observando as atitudes dos outros, principalmente alunos, no que diz respeito à higiene, ao uso do espaço escolar de forma segura. Foi enfatizada a necessidade de cuidados de higiene redobrados no preparo, manipulação e distribuição da merenda escolar. Outros cuidados e recomendações dadas foram quanto aos cuidados pessoais, disponibilização de materiais de higiene aos alunos que deve ser preocupação de todos. Foram assistidos os vídeos disponibilizados pela SEED, seguidos de comentários e orientações. Concluídas as atividades, informamos que a escola teve sua higienização de acordo com as recomendações.

Os outros grupos obtiveram a capacitação no dia 06/08 (noite), 07/08 (manhã e tarde), sendo estes formados por professores, membros da APMF, Grêmio Estudantil, Conselho Escolar, aos quais, além das atividades relatadas, foi atribuída a responsabilidade de ao retornarem as aulas, previsto para dia 10/08 e adiado para 17/08, realizarem o repasse dos vídeos e o trabalho de conscientização. Tendo retornado às aulas, os alunos tiveram nos primeiros horários o trabalho informativo, esclarecedor, preventivo sobre a gripe suína. Foram entregues panfletos e assistiram aos vídeos através da TV pendrive.

Com o retorno dos alunos, a escola organizou imediatamente uma convocação aos pais, objetivando a divulgação das informações e a conscientização. As reuniões foram em número de cinco, ofertadas nos dias: 18/08 (14h00min e 19h00min); 19/08 (08h30min e 14h00min); 20/08 (08h30min). Os presentes puderam obter esclarecimentos, assistiram aos vídeos, conheceram as medidas adotadas pela escola e as que devem ser adotadas por cada um para a prevenção.

Neste período foram escolhidos os cuidadores da gripe, sendo estes a pedagoga Vivian do Rocio Graboski, no período da manhã, e a funcionária Lucélia Aparecida Sobota, nos períodos da tarde e noite.

Todos foram conscientizados, sendo solicitado um trabalho responsável, comprometido, a fim de evitar o surgimento da doença no colégio e na comunidade. Desde o retorno às aulas, os cuidadores têm registrado casos de alunos que foram afastados por terem sintomas de gripe, totalizando até o dia 25/08 vinte casos, sendo nenhum destes casos de gripe H1N1. Atendendo às recomendações, uma aluna grávida encontra-se afastada por precaução.

Ressaltamos que houve adequação do colégio para o enfrentamento da pandemia de influenza A, tendo a direção assumido e cumprido o que lhe foi solicitado na questão de conscientização, disponibilização de portas-sabonete contendo álcool gel em diferentes pontos, sabonete líquido, papel-toalha, copos descartáveis. Foram distribuídos informativos, expostos cartazes e as orientações são constantes. A direção tem se preocupado com a observação de alunos, funcionários e professores com sintomas de gripe, tomando as medidas adequadas, observando o arejamento do ambiente (janelas e portas totalmente abertas), cuidando para o cumprimento das recomendações. Sendo assim, todos assumiram o compromisso de realizar a prevenção através de um trabalho educativo que, sobretudo é também um dever de cidadãos. Consideramos que essa tarefa deve ser permanente no cotidiano escolar, entendendo que a prevenção da gripe A é responsabilidade de todos nós.



Saiba mais...Influenza A (H1N1)
Informações