Quinta-feira, 09/06/2011
Jonathan Campos / Gazeta do Povo
No Colégio Miguel Franco, que atende 1,3 mil alunos em Contenda, alimentos cultivados pelos produtores da região reforçam a merenda. Programa faz a ligação entre os agricultores e a escola
Caminhos do Campo
Quinta-feira, 09/06/2011
geração de renda
PAA ainda é para poucos, no país e no estado
Apenas um em cada 20 agricultores familiares recebe incentivo do Programa de Aquisição de Alimentos no Paraná
Publicado em 07/06/2011 Cassiano Ribeiro
Fuscas, Brasílias, carroças e caminhões carregados com batata, feijão preto, morango e outros mais de 20 itens, movimentam o centro da pequena cidade de Contenda, a 50 quilômetros de Curitiba, todas as segundas-feiras à tarde. É esse o dia mais importante da semana para cerca de 100 agricultores familiares do município, que dependem da ajuda do governo para continuar na atividade. Os produtos são vendidos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003, e destinados a redes sócio-assistenciais, bancos de alimentos e famílias em situação de risco alimentar. Outra boa parte recheia a merenda escolar de milhares de alunos do ensino público.
Embora garanta comercialização e renda para o campo, o PAA ainda é para poucos. Dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) mostram que os R$ 680 milhões liberados pelo programa no ano passado não atingiram nem 0,5% dos 4,5 milhões de estabelecimentos da agricultura familiar registrados no país. Somente 160 mil famílias tiveram acesso ao dinheiro disponibilizado pelo plano em 2010. Com cerca de 6% dessa fatia, o Paraná absorveu R$ 40 milhões e permitiu que apenas 4% das 302,9 mil famílias rurais no estado pudessem participar do programa.